Qual é a origem e a história do futebol feminino?
Segundo a FIFA, a primeira partida oficial entre mulheres foi disputada no dia 23 de março de 1885, em Crouch End, Londres, Inglaterra. Os dois times foram divididos em Norte e Sul, representando as duas partes da cidade.
Brasil e o decreto 3.199
Apesar de não ser o único, o caso do Brasil é um dos mais emblemáticos e conhecidos quando se trata da proibição às mulheres no futebol.
Isso porque, diferentemente de outros países, o governo não impediu apenas a existência de associações feminina no esporte, mas a prática da modalidade como um todo.
O veto foi publicado em forma de lei, durante o regime de Getúlio Vargas, em 1941.
O decreto 3.199, que estabelecia "as bases de organização dos desportos em todo o país”, afirmava em seu artigo 54 que “às mulheres não se permitirá a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza".
Além do futebol, também eram vetados esportes considerados mais duros, como qualquer tipo de luta.
O documento não mencionava sanções, dando margem para que cada delegacia impusesse as suas. Não há registros, no entanto, de mulheres presas por violar a ordem. Geralmente, elas eram detidas e liberadas logo após prestar depoimento.
A Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023 é a nona edição do torneio mundial de seleções femininas. O evento acontece entre os dias 20 de julho e 20 de agosto, sendo a edição mais tardia deste formato da Copa do Mundo. As competições acontecem na Austrália e na Nova Zelândia sendo a primeira edição a ocorrer em dois países simultaneamente, além de ser o primeiro mundial de futebol profissional a acontecer nesses dois países, tendo como novidade a ampliação do formato para 32 participantes.
Guia de Turismo Márcia Santuario
@sorriatur
@marciasantuario
54 99129 6401
0 Comentários
Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente e opine, este espaço é todo seu!
Não faça nenhuma publicidade no post (SPAM).
Se quiser fazer contato, use nosso formulário.
Esperamos que tenha gostado e volte sempre!