A Festa Nacional do Vinho (Fenavinho) está intimamente ligada à história de Bento Gonçalves. A relação de seus moradores com a festa extrapola o motivo de celebração de uma cultura – a da uva e do vinho – para elevá-la a um contexto identitário no qual uma – a cidade – é indissociável à outra – a Fenavinho.
https://www.fenavinho.com.br/a-fenavinho |
Nascida em 1967, a Fenavinho é fruto de um grande envolvimento social para mostrar ao Brasil o potencial empreendedor de um pequeno município que ainda era cercado por estradas de terra. Entre os dias 25 de fevereiro e 12 de março daquele ano, o evento recebeu mais de 100 mil pessoas, em um pavilhão que poucos meses antes sequer existia. O que parecia inimaginável aconteceu: em sua primeira edição, a Fenavinho já recebeu o prestígio da visita de um presidente da República, o marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. O polêmico Assis Chateaubriand, o Chatô, dono dos Diários Associados, foi outra figura de renome que marcou presença no encontro.
A partir daí, começou a se formar uma nova Bento Gonçalves, cujo nome já se ouvia em diferentes partes do país graças ao sucesso da festa. O que se viu nos cinquenta anos seguintes foi uma transformação que elevou a cidade a um patamar que hoje a posiciona como uma das mais desenvolvidas do Brasil.
Nesse contexto, a Fenavinho manteve 15 edições até 2011, quando parou por oito anos, sendo retomada em grande estilo em 2019 pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG).
A bebida dos deuses é a estrela protagonista da festa que leva seu nome – a Fenavinho. Quem visita o evento tem a oportunidade de aprecia-la de diversas formas: seja nos nostálgicos garrafões, nas nobres garrafas ou, ainda, de um modo que chama a atenção pela engenhosidade: encanado, com distribuição pelas ruas da cidade. Essa ousada ideia nasceu com o surgimento da Festa: torneiras no centro de Bento Gonçalves jorravam vinho de graça para todos os visitantes – fato que ficou nacionalmente conhecido e atraiu os holofotes do país inteiro.
VINHO ENCANADO
UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA NO CORAÇÃO DE BENTO GONÇALVES
03, 04 E 05 DE MAIO
VIA DEL VINO
Já imaginou torneiras jorrando vinho? Parece algo utópico e típico de produções cinematográficas, mas é real – e ocorre aqui mesmo, no Brasil. O Centro de Bento Gonçalves protagoniza um momento icônico ao festejar a bebida dos Deuses com o Vinho Encanado – atração que faz parte da programação da Festa Nacional do Vinho. A nostalgia pela realização da iniciativa será vivida pela comunidade bento-gonçalvense e pelos turistas em 2024, durante a 19ª Fenavinho.
*Programação sujeita a alterações |
O Vinho Encanado, que torna a festa conhecida Brasil afora desde 1967, celebra esse especial acontecimento com uma grande comemoração: shows com artistas locais, apresentações teatrais, exposição de produtos da agroindústria e de artesanato, gincana colonial, desfile de carros alegóricos – idealizado pelos próprios moradores do município e seus distritos – e farta gastronomia fazem parte da programação para animar os apreciadores da cultura local. O protagonista da festa, como de costume, garante lugar de destaque – sendo disponibilizado no Centro da cidade, na emblemática Via del Vino.
Faça hoje mesmo seu roteiro e reservas!
Contato
Guia de Turismo Márcia Santuario
54 99129 6401
@sorriatur
@marciasantuario
0 Comentários
Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente e opine, este espaço é todo seu!
Não faça nenhuma publicidade no post (SPAM).
Se quiser fazer contato, use nosso formulário.
Esperamos que tenha gostado e volte sempre!